Resenha(física)
Identificação da Obra
Titulo: Concepções Espontâneas em Física: Exemplos em Dinâmica e Implicações para o Ensino.
Autor: Arden Zylbersztayn- Departamento de Fisica- UFRN
Obs.: Versão original deste texto foi publicado em Revista de Ensino de Física, 5(2), 1983, p.3-16.
Resumo
O artigo relata alguns concepções espontâneas que alunos de física levam para a sala de aula, utilizando como exemplo as concepções recorrentes em dinâmica este também mostra como alguns professores e pesquisadores tem mudado suas visões sobre o assunto.
Divisão do texto
O artigo é dividido em tópicos.
Resenha
O artigo se refere a concepções alternativas que os alunos comumente carregam ate as salas de aula. O autor destaca que este não somente é verificado com alunos do ensino mas também em universitários, isto pode ser observado segundo ao fato de que estes alunos tendem a associar força com a velocidade de um objeto e não com a sua aceleração.
Pesquisas mostram que estas concepções são criadas de varias maneiras, estas podem surgir de crenças, princípios intuitivos dentre outras possibilidades, o fato é que muitas destas concepções adquiridas ao do tempo resistem a substituição desta pelo conceito cientifico.
Por muito tempo professores e pesquisadores não consideravam este um fator de risco para a aprendizagem do aluno, uma vez que acreditam que estas seriam substituídas facilmente por conceitos científicos, mas recentemente estes começaram a perceber que o aluno cria concepções a respeito do que esta presente em seu cotidiano, que influenciam o modo como estes interpretaram o que for estudado em sala de aula.
O artigo tinha como objetivo apresentar exemplos de concepções espontâneas e expor considerações acerca desta. Alguns desses exemplos serão citados abaixo.
Concepção dos alunos sobre: Força e Movimento, comumente escolares e universitários tendem a relacionar força e velocidade.Isso pode ocorrer segundo pesquisas por dificuldades com o conceito de