Concepção e gestão da formação
“Projeto Formação LCL Combustíveis”
Trabalho realizado no âmbito da unidade curricular Gestão e Conceção da Formação
Nuno Fonseca
Cristiano Neto
Zélia Silva
Orientadora: Dra Luisete Seixas
ISLA-SANTARÉM
Dezembro, 2012
Índice
Resumo
Sabemos que as novas políticas de gestão, inovação e empreendedorismo dirigidas por gestores e empresários, com uma cultura moderna de liderança, não podem deixar de potenciar e motivar a excelência do capital humano para a obtenção de resultados que primam pela qualidade do serviço, pela satisfação do cliente e responsabilidade social e cívica. Para o efeito é imprescindível uma nova geração de líderes promotores do desenvolvimento técnico, humano e relacional quer dos seus colaboradores quer da sociedade civil.
As empresas têm consciência da importância de formar os seus colaboradores . No entanto, também é frequente que estas ações de formação não resultem em melhoria para as empresas, é por isso necessário fazer uma correta gestão da formação nomeadamente, o diagnóstico de necessidades da empresa, a planificação da formação, as técnicas e métodos utilizados, bem como a avaliação da eficácia da formação e a sua aplicação no quotidiano da empresa.
Para que as empresas tenham, um bom desempenho e seja competitiva é necessário existir uma estratégia elaborada, conter sistemas de informação eficazes e equipas motivadas.
Assim sendo, as pessoas tem capacidade de se envolver, de desenvolver competências e de agir, logo há que apostar nelas para que a empresa alcance o desejado sucesso. Sabemos que as novas políticas de gestão, inovação e empreendedorismo, com uma cultura moderna de liderança, não podem deixar de potenciar e motivar a excelência do capital humano para a obtenção de resultados que primam pela qualidade do serviço, pela satisfação do cliente e responsabilidade social e cívica.