so concepçoes de gestao
A organização e os processos de gestão assumem diferentes modalidades, de acordo com a concepção das finalidades sociais e políticas da educação em relação à sociedade e a formação dos alunos. Situaremos agora as principais características de cada concepção de organização e gestão escolar apresentado por Libâneo (2004)
Segundo o autor, existem quatro concepções de gestão: a técnico-cientifica, a autogestionaria e a democrático-participativa. Essas três ultimas correspondem a uma mesma concepção, a sociocritica.Com base nas abordagens descreveremos as quatro concepções de gestão:
ConcepçãoTécnico-Cientifica
A concepção técnico-cientifica enfoca convenções da administração sobre o poder da direção que se baseiam em um paradigma conservador com características profundas e orientações que centralizam o trabalho hierarquizado na figura do diretor da escola. Esta concepção segundo Libâneo(2003): Baseia-se na hierarquia de cargos e de funções, valoriza o poder e a autoridade exercidosunilateralmente. Enfatizando relações de subordinação, rígidas determinações de funções nas regras e nos procedimentos administrativos para a realização do trabalho e a eficiência dos serviços escolares. (LIBANEO, 2003.p.234)
Nesta concepção há prevalecimento de uma visão burocrática e tecnicista da escola. A direção é centrada em uma pessoa, e as decisões vem de cima para baixo,bastando cumprir apenas um plano previamente elaborado sem a participação de professores, especialistas, de alunos e funcionários.
Concepção Sócio critica
De acordo com Libâneo em uma perspectiva diferente da anterior há na concepção sóciocritica. A forma como a escola se mobiliza na concepção sócio crítica leva a gestão escolar a perceber os seus segmentos como pessoas importantes, considerando todos os aspectos socioeconômicos e sóciopolíticos, contribuindo para a tomada de decisão, como também para a elaboração de seu PPP na definição de metas ações intensivas para o desenvolvimento