negocios
O Homem, o mundo e a sociedade estão sempre interligados, pois o Homem reside no mundo e assim constitui a sociedade. Com base nesse conceito discutido em sala de aula na disciplina de Sociologia da Educação com a professora Carla Luísa Vicenzi, as acadêmicas do curso de Pedagogia II expressaram através de desenhos a compreensão da relação entre Homem, mundo e sociedade. Ao problematizar o assunto, apontam-se desejos de como gostariam que fosse o processo de transformação social.
Após estudo de referencial teórico que aponta o ser Humano como um ser inacabado que está sempre em processo de aprendizagem em busca de mudança, realçando que a hominização é o Homem em busca da razão, a singularização é a postura na sociedade que é única de cada um e a socialização é ser membro de uma comunidade aprendendo a conviver em grupo.
O Homem é um ser social, pois é um ser de relação e nascer significa ver-se submetido à obrigação de aprender.
CONCEPÇÃO DE SOCIEDADE E DE MUNDO
Vivemos num mundo onde a informação é diversificada e atualizada rapidamente. O mundo mudou. As pessoas mudaram. Ao constatar a velocidade com que ocorrem transformações em nossa vida cotidiana, podemos afirmar que estamos diante de um novo tempo, uma outra realidade que nos envolve e nos desafia.
A forma com que compreendíamos a vida e tudo que acontecia, já não parece ser o que prevalece hoje. Vivemos uma nova era, onde o conhecimento que tínhamos como entendimento de se estar no mundo (algo pronto e acabado), não é mais aceito e absorvido pela maioria das instituições, como também pelo processo que configura a produção do conhecimento.
Isto significa que a sociedade atual exige uma prática pedagógica que assegure a construção da cidadania, fundada na criatividade, criticidade, nas responsabilidades advindas das relações sociais, econômicas, políticas e culturais.
Essas reais exigências cognitivas e atitudinais