Negócio
Objetivos da aula
-Compreender a importância do planejamento no processo de criação de negócios.
-Refletir sobre a importância do Plano de Negócios como ferramenta de sistematização e organização do processo de criação de negócios.
-Apresentar a estrutura do Plano de Negócios.
Introdução
Refletimos sobre o perfil do empreendedor e sobre aspectos subjetivos inerentes ao processo de criação de negócios inovadores.
Iniciamos agora, o estudo de um conjunto de disciplinas que tem como objeto o desenvolvimento do plano de negócios, como uma ferramenta eficiente para o empreendedor sistematizar as informações e as estratégias a serem implementadas.
1 Planejar. Por quê?
A criação de um negócio é um processo inovador que exige do empreendedor capacidade de enxergar oportunidades onde os demais não veem.
Uma boa ideia, seguida da compreensão do mercado e devidamente articulada com as reais oportunidades existentes, é a matéria-prima do empreendedor na criação de negócios.
O Empreendedor tem o feeling, tem a capacidade de construir uma visão de futuro e executar as ações para que este futuro se concretize.
A reflexão sobre as razões pelas quais deve-se fazer um Plano de Negócios leva o empreendedor a questionar: o Plano de Negócios serve para auxiliar ou para “amarrar” a criatividade do empreendedor?
O Planejamento é a oportunidade de sistematizar o processo criativo. É por meio do Plano que o empreendedor organiza as informações levantadas sobre o novo negócio. O próprio processo de sistematização facilita a visualização do negócio e de eventuais necessidades não contempladas nos estudos preliminares.
As estatísticas apontam que a taxa de mortalidade de empresas nascentes é alta no Brasil e no mundo.
Dornelas (2005, p. 93) afirma: “Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições”.
Essa afirmação é justificada por pesquisas