Concepção de infância e a indissociabilidade
Guarulhos
2012
SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 3
2 CONCEPÇÃO DE INFÂNCIA E A INDISSOCIABILIDADE 3 3 IMPORTANCIA DE PLANEJAR E AVALIAR O TRABALHO PEDAGÓGICO. 3
4 METODOS DE ALFABETIZAÇÃO E A IMPORTÂNCIA DO AMBIENTE ALFABETIZADOR. 4
5 A IMPORTÂNCIA DA RODA DE CONVERSA 5
6 PRESENÇA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 5
4 CONCLUSÃO 6
5 REFERÊNCIAS 6
* 1- INTRODUÇÃO
O objetivo desse trabalho é compreender a organização do espaço educativo presente na educação infantil, construir conhecimentos científicos necessários à atuação do professor fazendo a interdisciplinaridade dos conteúdos presentes no eixo Organização do espaço educativo na Educação Infantil, a fim de efetivar suas práxis e fundamentar sua pratica docente, bem como materializar a teoria.
2- CONCEPÇÃO DE INFÂNCIA E A INDISSOCIABILIDADE
A indissociabilidade entre educar, cuidar e brincar, de acordo com as Diretrizes Nacionais para a Educação Infantil (Resolução CNE/CEB Nº1, de 07/04/1999), o educar e o cuidar devem caminhar juntos, considerando de forma democrática as diferenças individuais e, ao mesmo tempo, a natureza complexa da criança. Nesse sentido, o ato de educar significa propiciar situações de cuidados e brincadeiras organizadas em função das características infantis, de forma a favorecer o desenvolvimento e a aprendizagem. Compreender a indissociabilidade entre educar, cuidar e brincar implica em promover uma ação pedagógica respaldada em uma visão integrada acerca do desenvolvimento infantil, respeitando as peculiaridades de cada criança e oportunizando situações de aprendizagem significativas e prazerosas.
Assim, é preciso refletir como educar, cuidar e brincar, na Educação Infantil, como podem auxiliar o desenvolvimento das capacidades de apropriação e conhecimento da criança em relação a si ao mundo.
3- IMPORTANCIA DE PLANEJAR E AVALIAR O TRABALHO PEDAGÓGICO.
Planejar é refletir sobre o que cidadãos querem