Educação infantil de o a 5anos
Na educação infantil,a criança brinca é cuidada,faz amigos.No entanto não é só isto ,até os cinco anos a criança viverá uma das fazes mais complexas do seu desenvolvimento humano,nos aspectos intelectual,emocional,social e motor,que será tanto mais rica ,quanto qualificadas forem oferecidas pelo ambiente e pelo adulto que a cercam .Uma creche é mais que cuidar e brincar .Deve ser um espaço estimulante,educativo,seguro e afetivo,com professores realmente preparados para acompanhar a criança neste processo intenso e contínuo de descoberta e de crescimento .
O objetivo primordial é a compreênsão do mundo visando a comunicação,aquisição de conhecimentos ,seja, o desenvolvimento integral da criança.
É de suma importância que o professor conheça e tenha como respaldo teórico :a concepção de infância-a indissociabilidade entre o educar eo cuidar- o planejar eo avaliar-a importãncia do ambiente alfabetizador e o alfabetizar-a presença do lúdico na educação infantil.E tenham uma formação sólida e contínua e venham a fazer um acompanhamento adequado aos alunos.E é sobre estes temas que falarei a seguir.
A CONCEPÇÃO DE INFÃNCIA E A INDISSOCIABILIDADE ENTRE O CUIDAR E EDUCAR
A concepção de infância que temos hoje é um conceito relativamente novo.A noção de infância é produto da evolução histórica das sociedades.
“Quando falamos em criança, pensamos num ser marcado pelos atravessamentos políticos e ideológicos ,de uma determinada sociedade ,numa certa época .(PILLAR 2001 p.22)
Na antiguidade a criança era um ser que nascia indigno de viver e que precisava ser melhorado .Como o regime era patriarcal ,os filhos eram propriedades do pai.As crianças eram afastadas das mães e criadas por amas de leite até atingirem idade de serem enviadas ao convento e só saiam quando o pai já tinha arranjado um noivo para casar.
Aríes (1986),afirma que na sociedade medieval o sentimento de infância ainda não existia, desconsideravam as especificidades das crianças