Psicologia do esporte
* Aspectos Teóricos da Competição: Esporte e Jogo.
* O Esporte como Competição: Benefícios e malefícios ao Indivíduo.
Definição de Esporte
* A atual definição de esporte (toda prática ordenada de exercícios físicos, seja de caráter competitivo ou simplesmente recreativo) refere-se á antiga palavra francesa “desport”: recreação, prazer, lazer, e diversão; adotada pelos ingleses como “sport”, retornou ao Françês e espalhou-se por todas as línguas em forma aproximada.
Definindo Jogo
* Jogo é um termo do latim “jocus” que significa gracejo, brincadeira, divertimento. O jogo é uma atividade física ou intelectual que integra um sistema de regras e define um indivíduo (ou um grupo) vencedor e outro perdedor.
Caráter Lúdico
* Os jogos podem ser utilizados para fins educacionais para transmitir o sentido de respeito às regras e a mensagem de que numa disputa entre adversários haverá sempre um que perde e outro que ganha.
Jogos Eletrônicos
*Os jogos eletrônicos e os jogos de computador são procurados por jogadores de todas as idades, para jogarem sozinhos ou, por exemplo, em jogos online, com adversários de todo o mundo..
Caráter Negativo
* É uma atividade estimulante e lúdica. Mas, tal como os jogos de azar, os jogos eletrônicos podem provocar vício, além de efeitos negativos (violência, depressão, medo, riscos para a saúde, etc.) em determinados casos.
Caráter Cooperativo
* Jogos cooperativos são dinâmicos de grupo que têm por objetivo despertar a consciência de cooperação e promover efetivamente a cooperação entre as pessoas. No jogo cooperativo, aprende-se a considerar o outro que joga como um parceiro, e não como adversário., fazendo com que a pessoa aprenda a se colocar no lugar do outro, e não priorizar seu lado.
No sentido figurado são muitas as expressões populares em que surge o termo “Jogo”.
“Abrir o jogo”: falar abertamente, com franqueza.
“Esconder o jogo”: