Conceitos Sensores 1
Conceitos Básicos
Instrutor: Maurício Marçal
Sensores
O sensor é um dispositivo capaz de monitorar a variação de uma grandeza física e transmitir esta informação a um sistema de controle. Nas industrias com processos automatizadas os sensores são elementos muito importantes. Há vários tipos de sensores em um processo automatizado que pode ser colocado em diferentes pontos. Podemos afirmar que todos os processos que necessitam de algum tipo de controle ou supervisão requerem sensores para fornecer informações.
Micro-chave ou sensor de fim de curso
As micro-chaves transmitem apenas sinais digitais, ou seja, possuem apenas dois estados (ligado ou desligado, aberto ou fechado). O sinal de saída da micro-chave é elétrico e indica se ela foi ou não acionada. Este sinal pode servir de entrada, por exemplo, para o controlador do avanço e recuo de um cilindro pneumático.Não é aconselhável usar sensor do tipo detector por contato em aplicações que exijam grande número de comutações do sensor porque abrir e fechar a chave um grande número de vezes, provoca desgaste nos contatos elétricos do sensor. A figura abaixo ilustra uma micro-chave industrial.
Sensor fim de curso Micro-chave
Símbolo do contato do sensor fim de curso e da micro-chave
Sensor de contato (reed-switch) O sensor de contato reed switch funciona de maneira semelhante a microchave. A diferença é que seu acionamento não é pela ação de um contato físico, mas pela ação de um campo magnético, como o de um imã por exemplo.O sensor é composto de uma ampola de vidro a qual Contém, duas lâminas e um gás inerte. Quando