4
É fato que grande parte dos computadores atualmente utiliza o Windows como sistema operacional. Porém grande parte não conhece ou nunca utilizou qualquer outro S.O. Porém, se pararmos para pensar, principalmente com relação ao dinheiro e custo beneficio, porque não utilizamos Linux? Os dois sistemas apresentam vantagens e desvantagens, que valorizam cada um com características distintas. Vamos conhecer um pouco de cada S.O. e entender suas diferenças.
4.1.1 Windows
É o sistema mais utilizado no mundo atualmente. Criado em 1981 por Bill Gates e Paul Allen. Com a evolução do sistema, tornou-se possível a utilização do mouse em telas gráficas que eram intituladas “janelas” (daí a palavra Windows). É marcado por ser um sistema intuitivo e de fácil aprendizado.
Vantagens:
Popularidade – Cerca de 95% dos computadores do mundo utilizam Windows.
Nível técnico de utilização acessível a qualquer pessoa, mesmo que essa não tenha qualquer instrução técnica.
Talvez a maior vantagem se dê pelo alto numero de aplicativos compatíveis, sendo que grande parte dos softwares desenvolvidos são voltados para o ambiente Windows.
Fácil instalação
Porém nem tudo são flores para o Windows, e podemos listar duas desvantagens que são cruciais para algumas pessoas:
Desvantagens:
Custo elevado de aquisição
Da mesma forma que a maior parte dos aplicativos desenvolvidos são voltados para Windows, a maior parte dos vírus também. E o sistema apresenta grande vulnerabilidade a eles.
4.1.2 Linux
Em 1991, o estudante de ciência da computação finlandês Linus Torvalds, por hobby, decidi desenvolver um sistema mais poderoso que o Minix que era uma versão do Unix criado originalmente para uso educacional. Para divulgar sua idéia, ele enviou uma mensagem a um grupo pela Usenet (uma espécie de antecessor da Internet).
Inicialmente desenvolvido e utilizado por grupos de entusiastas em computadores pessoais, o sistema Linux passou a ter a colaboração de grandes