conceitos de sociologia
Fato Social
Solidariedade Social: é o tipo de elo que liga os indivíduos numa sociedade. Qualifica o tipo de hcoesão que existe.
Solidariedade Orgânica x Solidariedade Mecânica
Sociedades Modernas x Sociedades Tradicionais
Consciências individuais x Consciências coletivas
Obs:
Nas Sociedades modernas há solidariedade orgânica, gerada pela divisão social do trabalho, este tipo de solidariedade ocasiona o aumento das consciências individuais, em relação às consciências coletivas (que encolhe junto com o direito repressivo).
Nas Sociedades tradicionais há solidariedade mecânica (a liga se dá principalmente por valores religiosos) e a consciência coletiva marca quase toda a consciência individual.
O termo consciências coletivas é abandonado nas “formas elementares da vida religiosa” e substituído por representações coletivas. Divisão Social do Trabalho: pensada a partir de sua função, a diferenciação do trabalho leva as pessoas a serem diferentes e a precisarem cooperar, instaurando a solidariedade orgânica. Trata-se de um fenômeno moral e não econômico. A ideia de exaltar valores morais como a ética do trabalho é importante: a percepção da importância de trabalho do cada pessoa .Obs:
O problema fundamental da ordem social na modernidade é a ausência de Deus como fundamento último e primeiro da mesma. E a figura humana passa a ocupar o centro das discursões filosóficas. A especificidade das sociedades modernas para Durkheim é a capacidade de unificar coesão e individualização. Diante disso, os laços que unem os indivíduos na modernidade é a solidariedade orgânica (divisão social do trabalho). Na sociedade moderna a dependência entre os indivíduos aumentou, concluindo que a modernidade não traz desintegração.
A densidade moral não está relacionada a ideia de consciência coletiva, mas sim divisão social do trabalho, por isso que ela aumenta com a diferenciação das sociedade modernas.