Conceitos de negociação
CONCEITOS DE NEGOCIAÇÃO
PARA INICIAR PODEMOS CONSIDERAR QUE:
A negociação é um processo de comunicação que é capaz de atingir um acordo agradável sobre diferentes ídéias e necessidades.
Negociação também é a busca de idéias, propósitos e interesses, visando melhor resultado possível, e conseguem as partes interessadas reconhecerem mutuamente que foram ouvidas satisfatóriamente e que tiveram a oportunidade de apresentar toda a sua argumentação e que o produto final foi maior do que soma das contribuições.
E realmente inegável que a arte de negociar está presente em todos os momentos da nossa vida, desde que vamos ao mercado, e até a grandes investimentos, as decisões que são resultantes destas negociações estão diretamente ligadas ao bem estar das pessoas, e isto faz parte real para a conclusão das negociações das quais as pessoas fazem parte.
Mas, necessariamente a esfera das negociações estão sempre em mudança. As hipótese de hoje podem não serem válidos amanhã. E também o potencial negociador tem que estar em contante desenvolvimento.
Para Steele, Murphy, e Russil – (1991) – os negociadores usam cinco conceitos básicos: acordo, barganha, coerção, emoção e raciocínio lógico.
Segundo Laurent (1991), é a manipulação de se usar a palavra para alcançar os seus objetivos, sem se preocupar com a sua veracidade.
Acordo – São vários pontos das propostas que precisam ter o aceite de ambas as partes, havendo o seu entendimento.
Barganha – é nada mais o ato de fazer e obter concessões, é positiva quando as partes realizam trocas entre si.
-Coerção - Muito usada por quem detém um relativo poder sobre a outra parte em busca de um acordo forçado, beneficiando uma das partes.
Steele, Murphy e Russill (1991, p. 6), dispõem ainda que “ameaças inconseqüentes possuem a tendência de recair sobre você, especialmente quando empregadas contra partes cuja cooperação poderá lhe ser necessária em dada circunstância no futuro”.
- Emoção - A emoção