Plano de aulas
Abertura: Ação muscular de extensão da articulação dos quadris.
Ajuda: É quando um auxiliar participa diretamente, segurando o executante para que este consiga realizar o exercício proposto. Há, portanto, contato físico entre o ajudante e o executante.
Alongamento: Alongamento envolve movimentos forçando o aumento da amplitude de movimento das articulações. Servem também nos treinos de Ginástica Artística para ganho de flexibilidade. Não é bom iniciar exercícios de alongamento sem aquecimento prévio.
Antepulsão: ação de flexão dos ombros em torno de um eixo transversal sobre o plano sagital.
Apoio: É a posição tomada pelo executante, quando a maior parte do peso do corpo estiver acima do ponto de sustentação, estando o cotovelo e tronco acima deste. Ex.: Apoio carpado (esquadro), apoio invertido estendido (parada de mãos), apoio flexionado, etc.
Aquecimento: Aquecimento geral por meio de corridas e movimentações rápidas dos diferentes segmentos corporais, objetivando aumentar a temperatura corporal e prepara-la para a atividade física. O aquecimento específico é voltado mais para a movimentação de partes do corpo que serão mais solicitadas em uma aula em particular.
Avião facial: "Apoiado em um dos pés, elevar a outra perna estendida para trás abaixando o tronco simultaneamente, até os ombros e a perna elevada chegarem, pelo menos, à horizontal. Os braços deverão estar estendidos, em situação ligeiramente oblíqua para cima em relação ao tronco" (SANTOS, 1986: 23), pés em ponta e olhar dirigido à frente. Quanto mais alta for a elevação da perna, mais bonito fica o avião. É preciso manter a posição de equilíbrio por alguns instantes, antes de retornar à posição inicial. O avião pode ser feito também lateralmente (avião lateral) para a direita ou esquerda, ou ainda para trás (avião dorsal). Para a realização dos aviões, é necessário se ter muita flexibilidade, força e equilíbrio.
Bipedia: Ato em que o