Conceitos de Direito Comercial e Direito Empresarial, empresa e sua evolução
CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Disciplina _ Ética e Relações Humanas no Trabalho
Tutora a Distancia: Monica Roberta de Moraes
- Joyce de Souza Ribeiro RA: 424867 - Marcela Oliveira RA: 424869
ROSEIRA
2013
INTRODUÇÃO
Neste projeto abordaremos a importância da ética que é um instrumento de realização dos princípios, visão e missão da empresa. Serve para orientar as ações de seus colaboradores e explicitar a postura social da empresa em face dos diferentes públicos com os quais interage. É da máxima importância que seu conteúdo seja refletido nas atitudes das pessoas a que se dirige e encontre respaldo na alta administração da empresa, que tanto quanto o último empregado contratado tem a responsabilidade de vivencia-lo.
Para definir sua ética, sua forma de atuar no mercado, cada empresa precisa saber o que deseja fazer e o que espera de cada um dos funcionários. As empresas, assim como as pessoas têm características próprias e singulares. Por essa razão os códigos de ética devem ser concebidos por cada empresa que deseja dispor desse instrumento. Códigos de ética de outras empresas podem servir de referência, mas não servem para expressar a vontade e a cultura da empresa. que pretende implantá-lo.
O próprio processo de implantação do código de ética cria um mecanismo de sensibilização de todos os interessados, pela reflexão e troca de ideias que supõe.
I - De forma ampla a Ética é definida como a explicitação teórica do fundamento último do, agir humano na busca do bem comum e da realização individual.
II - O exercício da profissão implica em compromisso moral com o indivíduo, cliente, empregador, organização e com a sociedade, impondo deveres e responsabilidades indelegáveis.
III - O Código de Ética Profissional do Administrador (CEPA) é o guia orientador e estimulador de novos