Fichamento
DISCIPLINA: METODOLOGIA CIENTÍFICA
PROFESSORA: MARIA APARECIDA DE FARIA GOMES
-
ATIVIDADE: INSTRUMENTALIZAÇÃO PARA FICHAMENTO
1. FICHAMENTO
“O homem aprende como ver o mundo pelos discursos que assimila e, na maior parte das vezes, reproduz esses discursos em sua fala.”
(FIORIN, 1988 apud MEDEIROS, 2004, p.114).
1.1. O termo
Fichamento é uma técnica de registro do texto que visa à documentação e classificação de um conteúdo. O fichamento se dava, exclusivamente, por meio de fichas elaboradas manualmente ou adquiridas em livrarias. Hoje as fichas dos textos/livros são construídas também por meio do suporte virtual.
Com o fichamento você poderá conhecer melhor uma obra, aprender, discutir e produzir seus próprios textos. Mesmo diante das possibilidades apresentadas pela técnica do fichamento frequentemente, há obstáculos a vencer no início da utilização das fichas como método de estudo e redação. [...] dificuldades relativas ao dispêndio inicial de tempo, à metodologia de transcrição do texto, às anotações bibliográficas (autor, título da obra, local de publicação, editora, ano, página). Para quem não pratica ou não está acostumado a fazer o fichamento, essa prática parece demorada, desgastante, aborrecível e entediante. (MEDEIROS, 2004, p. 114).
Entretanto, conforme o autor, o trabalho inicial reverte-se em ganho de tempo futuro, na ocasião da escrita sobre determinado assunto.
1.2. Elementos estruturais de uma ficha
Cabeçalho
Referência
Bibliográfica
Desenvolvimento da brincadeira e linguagem em bebês de 20 meses Literatura sobre o desenvolvimento da
1.1
brincadeira e da linguagem
MENDES, D.M.L.F; MOURA, M.L.S. Desenvolvimento da brincadeira e linguagem em bebês de 20 meses. Revista Psicologia teoria e pesquisa, Brasília, v.20. n. 3, p. , set./dez. 2004. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/ptp/v20n3/a02v20n3.pdf>. Acesso em:
20 fev. 2011.