Conceitos de anomia
Nesse caso, a anomia teria passado a ocupar o lugar de onde foi desalojada a autonomia. Desce utopia, sobe anomia. Não é por acaso que o sucesso da carreira da anomia tenha ficado atrelado ao horizonte crescentemente intolerante desse final de milênio. Curiosamente, ainda mais intolerante do que o fora no horizonte do seu próprio criador!
FERNANDES, Heloísa Rodrigues. Um século à espera de regras. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S. Paulo, 8(1): 71-83, maio de 1996.
Anomia, na primeira elaboração do conceito, é o que permite diagnosticar os conflitos, antagonismos e crises da sociedade moderna como anormais e excepcionais, muito embora, no limite da “plasticidade” da sociedade, e graças à própria “força das coisas”, prometam tender espontaneamente à normalidade. Anomia designa as perturbações que afetam uma etapa da maturação do organismo social na linha de uma evolução, ainda não encerrada, em direção à solidariedade orgânica: significa essa “fase de desordem ou de anarquia no curso da evolução” natural (Lacroix, 1984, p. 126).
Ademais, é o significante que associa conflito à desordem e, esta, ao que é efêmero e provisório
FERNANDES, Heloísa Rodrigues. Um século à espera de regras. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, S.