CONFLITOS, INTEGRAÇÃO E MDANÇAS SOCIAIS. O PAPEL DAS NORMAS JURÍDICAS
1716 palavras
7 páginas
CONFLITOS, INTEGRAÇÃO E MDANÇAS SOCIAIS.O PAPEL DAS NORMAS JURÍDICAS
Teorias Funcionalistas: Partem da visão similar de como funciona a sociedade, os funcionalistas consideram a sociedade como uma maquina grande maquina que distribui papéis, e recursos a seus membros, onde estes são considerados peças fundamentais para o funcionamento eficaz da maquina.
Teorias do Conflito Social: Entendem que na sociedade agem grupos com interesses estruturalmente opostos, que se encontram em situação de desigualdade e em lutas perpetua pelo poder, são fundamentadas pela máxima “A história de todas as sociedades até hoje é a história da luta de classes” frase que inicia O manifesto do Partido comunista de Marx e Engels.
Anomia: Em termo geral, anomia indica tanto uma situação de “crise de valores” na sociedade, como também situação de crise da legitimidade do poder político e de seu sistema jurídico, não deixando de significar em certas situações como ausência de normas.
Fenômeno de Mudança Social: Se referem às diferenças de opiniões e de interesses que criam conflitos, que muitas vezes causam modificações na organização da sociedade.
Direto Alternativo: Segundo a denominação européia, (1960-1970) consistia na interpretação do direito como com uma finalidade “emancipadora”, favorecendo as classes e os grupos sociais mais fracos, na América Latina, esse direito alternativo assume um papel bem mais avançado constituindo um novo sistema jurídico, gerado espontaneamente no seio dos movimentos sociais e substituindo lentamente o “opressor” direito do Estado.
CONFLITOS, INTEGRAÇÃO E MUDANÇAS SOCIAIS.
O PAPEL DAS NORMAS JURÍDICAS
A sociologia observa e analisa as regras que regem as relações sociais, mostrando que os grupos de poder procuram influenciar as demais pessoas, fazendo com que estes compartilhem dos mesmos padrões e comportamento do grupo dominante, esta imposição social gera conflitos que podem levar a uma alteração da organização da sociedade, onde há a