sociologia- sociedade transcendental e alienaçao
ANDRÉ PAIANE
DANIEL ARRUDA
IVO PROFILO
IVONE SOUZA
IZABEL COSTA
JANETE VIEIRA
JOSAFÁ ALVES
NATALLY CARVALHO
THIAGO JOSÉ
Anomia e Alienação: Um Problema na Ideologia da Sociedade.
Alienação e Anomia como conceitos radicais: a tradição de Marx e Durkheim
Alienação e Anomia como conceitos radicais: a tradição de Marx e Durkheim
Anomia, Coersão e Anarquia
Endemico
As Bases Sociológicas do Radicalismo
O teor crítico da alienação e da anomia é
sociológico no sentido em que Marx e
Durkhein analisaram as relações entre os indivíduos e a coletividade como produto de sua atividade social e não como características psicológicas individuais.
Como sociólogos concordaram em que as doutrinas que concebem a sociedade como um agregado de relações contratuais entre indivíduos autocentrados é falsa, na medida em que isto nega a natureza social do homem.
As Fontes Filosóficas do Radicalismo: anomia e alienação como interpretações transcendentes e imanentes da relação homem sociedade.
•Marx e Durkheim
- É possível fazer um paralelo da ideologia de cada um.
•O homem de Marx é o homo laborans, uma variável histórica que se desenvolve através de sua própria atividade. Mas o homem de Durkheim é o homo duplex, dirigido por instintos e por outro lado pela moralidade permite as pessoas ir além da natureza “animal”. Como por exemplo a religião que impõe certas normas de comportamentos. As Fontes Filosóficas do Radicalismo: anomia e alienação como interpretações transcendentes e imanentes da relação homem sociedade.
Marx
desejava organizar a sociedade, de forma de que o homem pudesse experimentar-se, a si mesmo, como homem (livre e autônomo) em suas atividades humanas e produtivas.
(que é permitir ser governado pela sua própria razão. “Não seguir modinhas” Durkheim propôs humaniza-los através do controle social.
(ex: as leis)
O prosseguimento da sociologia transcendentes e imanentes.
É quem provavelmente chega mais próximo a Durkheim, afirmando a necessidade do