Métodos de separação de misturas
Na química, as separações de misturas são muito importantes, para obtenção de resultados mais concretos em pesquisas e experiências, é necessário que as substâncias químicas estejam as mais puras possíveis. Para isso, utilizam-se vários métodos de separação. Nesse trabalho, não vamos ver todos os métodos, só os mais importantes.
Os métodos de separação podem ser por processos mecânicos ou por processos físicos. São técnicas que utilizam de conhecimento de propriedades e constantes físicas para separar os componentes de um sistema.
Filtração
Método em que se utiliza um filtro para separar sólido de liquido ou solido de gás. Onde o filtro retém as partículas solidas enquanto a fase liquida atravessa o mesmo.
Exemplo1: coar café: o pó do café fica retido no filtro.
Exemplo2: a vela do filtro de agua: retém as partículas solidas da agua.
Decantação
Método baseado na diferença de densidade de substancias. Utilizada para separar misturas heterogêneas de (sólidos e líquidos) e de (líquidos e líquidos). A fase mais densa fica no fundo do recipiente e a menos densa flutua.
Sifonação
Utilizada para separar misturas heterogêneas de (solidas e liquidas) e de (líquidos e líquidos). Como a fase mais densa fica no fundo do recipiente e a menos densa flutua, utiliza-se um sifão ou mangueira onde se faz aspiração de uma das fases.
Levigação
Na levigação, usa-se uma corrente de agua para carregar o componente menos denso.
Exemplo: para separar a areia do ouro nos garimpos.
Atração magnética
Separa as fases de misturas do tipo solido-solido do qual um dos componentes tem propriedades magnéticas e é atraído por um imã. Ao submeter a mistura à ação de um imã, o componente magnético é atraído e separado dos demais.
Exemplo: separação de raspas de ferro de areia.
Dissolução fracionada
Método de separação utilizado para separar misturas heterogêneas de dois ou mais sólidos, quando apenas um dos componentes se dissolve em um dado solvente.