Métodos de separação de misturas
Os métodos de separação são formas de dividir as misturas e separá-las, transformando-as em únicas substâncias, através de processos físicos dos quais retiram seus componentes.
Destilação simples: É utilizada quando busca-se separar uma substância, em que um componente é volátil, com o ponto de ebulição baixo, e quando os componentes tem vários pontos de ebulição. Usa-se na separação de dois ou mais líquidos solúveis entre si, na qual cada um tem sua temperatura de ebulição e podem ser separados por um destilador. Ferve-se uma solução formada por líquidos no destilador, sendo a primeira fracção de líquido que se recolhe a que corresponde ao líquido mais volátil, sendo que foi o primeiro a entrar em ebulição. Funciona eficazmente, enquanto os líquidos misturados ou dissolvidos não possuírem temperaturas de ebulição muito parecidas, caso contrário é preciso utilizar destilações muito mais complexas.
Destilação Fracionada: Ocorre quando os componentes a separar são ambos voláteis, com pontos de ebulição parecidos. A separação dos componentes das misturas homogêneas acontece ao aquecer a mistura num balão de destilação, os líquidos destilam-se na ordem crescente de seus pontos de ebulição e assim podem ser separados.
Filtração Comum: é a separação de misturas heterogêneas. Com um filtro de papel dobrado em forma de cone, acopla-se a um funil normal e usando um bastão de vidro, filtra-se a parte líquida, separando-a da parte sólida, pois fica retida no papel filtro. Exemplos: a filtração no preparo do café e o filtro de água.
Filtração a Vácuo: Serve como um processo mais acelerado de filtração, também chamada de filtração por pressão reduzida. Utilizando o papel filtro num funil de Buchner, um kitassato conectado a uma mangueira com trompa de água, cria-se uma região de baixa pressão filtrando-se rapidamente.
Separação Magnética: Método usado para separar metais ferromagnéticos, presentes em uma mistura,