Métodos de separação de misturas
Índice
Introdução 2
Separação de misturas homogêneas 3
Separação de misturas heterogêneas 4
Bibliografia e Fontes de Pesquisa
Introdução
Em Química, separações de misturas são utilizadas para separar substâncias e é realizada para as mais diversas finalidades, da química analítica à engenharia química ou de petróleo. Os métodos para que isso se concretize são muitos e cada método de separação é utilizado para certo tipo de sistema, que pode ser dividida basicamente entre homogêneo e heterogêneo.
Os métodos de separação, podendo ser de modo mecânico ou por processos físicos, são técnicas que se utilizam de conhecimentos de propriedades (como Solubilidade, Interação, Magnética) e constantes físicas (como Ponto de Fusão, Ponto de Ebulição, Densidade) para separar os componentes de um sistema.
Separação de misturas homogêneas
Destilação Simples: É um processo utilizado para separarmos um sólido e um líquido de uma mistura. Ela consiste em separar o líquido em forma de vapor e esse vapor depois é condensado através de um aparelho chamado condensador.
Destilação Fracionada: É um aprimoramento da destilação simples, na qual uma coluna de vidro cheia de obstáculos é colocada entre o condensador e o balão na qual a mistura é aquecida. Os obstáculos permitem que o componente de menor ponto de ebulição chegue mais rapidamente ao condensador e destile primeiro. Assim que ele destilar totalmente, destilará o próximo componente liquido da mistura, que é recolhido em outro frasco.
Fusão Fracionada: Método usado para separar mistura composta por vários sólidos, como o próprio nome já diz, se baseia no ponto de fusão dos componentes da mistura.
Separação de misturas heterogêneas
Filtração: Nesse processo, quando a mistura é despejada sobre o filtro, o sólido não dissolvido fica retido e a fase líquida passa livremente. Esse filtro contém uma superfície porosa que retém a parte