Metódos de separação de misturas
A flotação consta em separar misturas heterogêneas sólidas com densidades diferentes através de uma densidade intermediária, que no caso a mais comum e mais utilizada, é a água. A flotação é um método de separação de misturas. Trata-se de uma técnica de separação muito usada na indústria de minerais, na remoção de tinta de papel e no tratamento de esgoto, entre outras utilizações. A técnica utiliza diferenças nas prosperidades superficiais de partículas a serem flotados são tornados hidrofóleicas pela adição dos produtos químicos apropriados. Então, fazem-se passar bolhas de ar através da misturas e partículas que se pretende recolher ligam-se ao ar e desloca-se para a superfície, onde se acumulam sob a forma de espuma. Em resumo, a flotação é um processo de separação de sólido-líquido, que anexa o sólido à superfície de bolhas de gás fazendo com que ele se separe do líquido.
EXEMPLOS:
Para separar uma mistura de areia e pó de serra, coloca-se a mistura numa vasilha e se junta água. A parte menos densa da mistura (o pó de serra) flutua, enquanto a parte mais densa (a areia) fica no fundo da vasilha.
Na mineração para separar os minérios de suas impurezas, tritura-se a rocha e adiciona-se óleo. As partículas de minério vão se fixar no óleo. Juntando-se água ao conjunto, as partículas fixadas no óleo vão para a superfície e as impurezas ficam no fundo da vasilha.
No tratamento de esgoto, é injetada a micro bolha (ar + água) de baixo para cima fazendo com que os flocos (material orgânico separado por reação química) dispersos no canal de tratamento fiquem na superfície podendo ser removidos através de pás raspadoras, que são muito úteis para a retirada de outras