Conceitos de anomia,racionalização e alienação
Antonio Cavalcante de Almeida
1 INTRODUÇÃO
O estudo dos principais conceitos da teoria sociológica, sobretudo dos conceitos de alienação em Karl Marx, de anomia social em Émile Durkheim e de racionalização em Max Weber têm uma importância fundamental para compreensão dos fenômenos sociais em sociedade. Esses conceitos são, de certa forma, os que mais aparecem na literatura sociológica atual.
A linha dita marxista, apropriou-se, para explicar a questão do conceito de trabalho alienado, particularmente, dos textos de juventude de Karl Marx, como, por exemplo, dos Manuscritos Econômicos Filosóficos. Sobre esta obra, especificamente, From (1979) contribuiu como principal interlocutor na discussão do conceito de alienação e de homem na visão marxista.
43
Giddens (1990), por sua vez, foi outro intelectual que contribuiu no sentido de entender as aproximações e afinidades possíveis entre os três principais teóricos do pensamento sociológico. As interpretações do sociólogo britânico foram de fundamental importância para romper com a visão estereotipada e proselitista de que não há nada em comum nos clássicos da teoria sociológica, que se possa imaginar e comparar tanto filosoficamente quanto sociologicamente.
Em Giddens, a questão da divisão social do trabalho, exposta pelas duas primeiras escolas (marxista e durkheimiana), apresenta aparentemente semelhanças/contrastes no que se refere à crítica e à análise do processo de aviltamento do trabalhador, no seu processo de trabalho. A alienação, conforme Giddens (1990), é vista por Karl Marx e por Émile Durkheim como sendo uma conseqüência, também provocada pelas máquinas e fábricas. Porém, as divergências aparecem na medida em que, para Émile Durkheim, essa exploração pode ser corrigida e melhor adequada a uma condição de intensificação da solidariedade orgânica.
Em contrapartida, o distanciamento entre