Ética na profissão
ÉTICA NA PROFISSÃO
PORTO ALEGRE
2011
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 1
ÉTICA E VALORES 2
ÉTICA POLICIAL 3
ÉTICA POLICIAL-MILITAR 5
ÉTICA POLICIAL CIVIL 6
CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9
INTRODUÇÃO
A cada dia há uma busca maior por padrões de comportamento éticos, seja na política, na vida social, nas relações de trabalho, ou até mesmo no âmbito familiar, já que os modelos tradicionais de constituição família estão gradativamente sendo substituídos por outros modelos alternativos. O nosso tema, por tanto, abrange as relações profissionais das relações públicas inserido no contexto social.
ÉTICA E VALORES
O tema ética nos permite refletir sobre os valores e normas que regem as condutas humanas de maneira antropológica e social, podendo significar filosofia moral. Em outro sentido, ética pode referir-se a um conjunto de princípios e normas que um grupo estabelece para o exercício profissional, por exemplo, os códigos de ética de um policial. Ou ainda, pode referir – se a uma distinção entre princípios que dão rumo ao pensar sem, antemão, prescrever formas precisas de conduta (ética) e regras precisas e fechadas (moral). Ao nos referirmos à ética, é preciso que ela esteja atrelada em três pontos:
• Núcleo moral: Valores como necessário ao convívio entre os membros da sociedade.
• Democrático: Permite a expressão das diferenças, de conflitos, a sabedoria de conviver com o diferente, com a diversidade, seja do ponto de vista de valores, como de costumes.
• Caráter abstrato de valores: Trata-se de princípios, e não de mandamentos, por isso não existem normas acabadas, regras definitivas.
A cada dia há uma busca maior por padrões de comportamento éticos, seja na política, na vida social, nas relações de trabalho, ou até mesmo no âmbito familiar, já que os modelos tradicionais de constituição família estão gradativamente sendo