Caldeiras de vapor
CALDEIRAS DE VAPOR
Introdução
É todo equipamento que utilizando a energia química liberada durante a combustão, de um combustível, promove a mudança de fase da água do estado líquido para vapor, a uma pressão maior que a atmosférica. O vapor resultante é utilizado para acionamento de máquinas térmicas, para a geração de potência mecânica e elétrica, assim como para fins de aquecimentos em processos industriais As caldeiras são equipamentos de operação unitária responsável pela produção e armazenagem intermediária de SM (vapor), para posterior utilização no processo produtivo (seja ele qual for). Por esse motivo estes equipamentos operam com altas temperaturas e pressões podendo ultrapassar a faixa de 40 Kg/cm3 de pressão (dependendo da pressão de trabalho da caldeira).
Tipos de caldeiras: * Caldeiras flamotubulares; * Caldeiras aquatubulares; * Caldeiras elétricas.
Caldeiras flamotubulares
Caldeiras aquatubulares
Caldeira Elétrica
Equipamentos de segurança de uma caldeira
Válvulas de Segurança (SV) e de alívio - este equipamento serve para controlar a pressão de trabalho da caldeira, quando a caldeira ultrapassa a sua pressão de trabalho, abrindo para atmosfera diminuindo a pressão interna do equipamento.
Visor de nível mais conhecido como LG (Level Glass) é o equipamento que garante a visualização à distância, hipótese alguma se pode operar a mesma sem o instrumento.
Medidores de pressão ou manômetro - tem grande importância para efetuar as medições de pressão do vapor, gás natural, fuel gás e óleo os três últimos são utilizados como combustível na caldeira. O tipo de medidor de pressão ou manômetro utilizado para esse tipo de caldeira é do tipo de bourdon.
A norma regulamentadora
A NR 13 é a norma dos vasos de pressão e caldeiras, onde destacamos alguns itens dessa norma.
13.1.4 Constitui risco grave e iminente a falta de qualquer um dos seguintes equipamentos. * Válvula de