Caldeira a vapor
Vapor Saturado
Conforme indicado pela linha preta no gráfico acima, vapor saturado ocorre em temperaturas e pressões onde o vapor(gás) e água(líquido) podem coexistir. Em outras palavras, isto ocorre quando a taxa de vaporização da água é igual a taxa de condensação.
Vapor seco
Vapor saturado (seco) é produzido quando água é aquecida até o ponto de ebulição (aquecimento sensível) e então vaporizada com calor adicional (aquecimento latente). Se este vapor é então aquecido acima do ponto de saturação, ele se torna vapor superaquecido(aquecimento sensível).
Vapor úmido
Esta é a forma mais comum do vapor experimentado nas plantas. Quando o vapor é gerado usando uma caldeira, este geralmente contém umidade vinda de moléculas de água não vaporizada que foram carregadas para dentro do vapor distribuído. Mesmo as melhores caldeiras podem descarregar vapor contendo 3% a 5% de umidade. À medida que a água se aproxima do estado saturado e começa a vaporizar, parte da água, geralmente em forma de névoa ou gotículas, é arrastada para vapor ascendente e distribuído em corrente abaixo. Este é um dos motivos chave de o porquê um separador é usado para desarraste do condensado a partir do vapor distribuído.
Vapor superaquecido
Vapor superaquecido é criado através do aquecimento adicional sobre o vapor úmido ou saturado, acima do ponto de vapor saturado. Isto produz um vapor que tem temperatura mais alta e densidade mais baixa do que um vapor saturado à mesma pressão. Vapor superaquecido é usado principalmente em aplicação de propulsão/movimento tais como turbinas, e não é tipicamente usado para aplicações de transferência de calor.
Vantagens de uso do vapor superaquecido para movimentar turbinas:
Para manter o nível seco do vapor para equipamento movido a vapor, do qual a performance é debilitada pela presença de condensado.
Para melhorar a eficiência térmica e capacidade de trabalho, e.g. para alcançar mudanças maiores em volume