Conceitos de administração
Henry Fayol definiu seis grupos de operações que são: Função técnica, comercial, financeira, segurança, contábil e administrativa.
Sobre os benefícios do planejamento podemos citar que ao planejar reduzimos os riscos de falhas no empreendimento.
Para planejar estrategicamente é necessário fazer uma análise do ambiente externo identificando quais são as oportunidades e ameaças, assim como, proceder a uma análise do ambiente interno que ajudará a identificar as forças e fraquezas da empresa para enfrentar os desafios futuros.
O controle estratégico acompanha: o grau de realização das missões, as estratégias os objetivos, a adequação dos planos estratégicos ao ambiente externo, o desempenho global da organização, a concorrência e a eficiência dos recursos.
A liderança coercitiva é um tipo de poder baseado na punição, na coerção e as pessoas obedecem por medo de serem punidas ou sofrerem algum tipo de sanção.
Com as experiências de Hawthorne concluía – se que os empregados não eram motivados somente por fatores externos, como o pagamento de salários e as condições físicas do ambiente de trabalho, havia também, os fatores psicológicos que afetavam a produtividade do trabalhador. Sobre as pesquisas de Likert o sistema consultivo preconiza que a tomada de decisões é resultado do envolvimento de algumas em situações que envolvem decisões e as recompensas e punições são baseados em aspectos materiais e simbólicos.
A teoria de Douglas Mc Gregor era que as pessoas são criativas, competentes, tem potencial para desenvolver-se e que podem sentir-se satisfeitas com seu trabalho. Abraham Maslow propôs uma hierarquia que definisse as necessidades que influenciam a motivação humana, entre elas estavam, alimentação, sono, estabilidade, proteção e fuga de situações perigosas, associação com outras pessoas, amizade, auto - confiança, prestígio, e realização do próprio potencial e auto - desenvolvimento.
Como características da APO (