Conceitos da administração
A palavra “administração” significa subordinação e serviço. Em sua origem, desenvolver uma função sob o comando de outro, prestar um serviço a outro. Mas essa velha conotação é totalmente ultrapassada e obsoleta, as organizações em geral e as empresas em particular precisam de muito mais do que isso.
Cada Autor conceitua administração em sua óptica particular. Em seguida algumas definições:
1. Processo de alcançar objetivos pelo trabalho com e por intermédio de pessoas e outros recursos organizacionais. 2. Processo de planejar, organizar, liderar e controlar o trabalho dos membros da organização e utilizar todos os recursos organizacionais disponíveis para alcançar objetivos organizacionais definidos. 3. É o processo de planejar, organizar, liderar e controlar o uso de recursos para alcançar objetivos de desempenho. 4. É o alcance de objetivos organizacionais de maneira eficaz e eficiente graças ao planejamento, à organização, à liderança e ao controle dos recursos organizacionais. 5. É o ato de trabalhar com e por intermédio de outras pessoas para realizar os objetivos da organização, bem como de seus membros.
• Administração como ciência, técnica e arte –
A administração cresceu e tornou-se uma ciência, uma técnica e uma arte: - Ciência pelos princípios bem definidos e um corpo de conhecimento científicos e devidamente codificados, uma tecnologia que produz Ferramentas de utilização para obter resultados e uma arte em lidar com situações concretas e abstratas.
Planejamento – Controle – Organização – Direção (um complementa o outro)
Conceito atual da administração
Administração figura como única instituição que transcende as fronteiras de países e organizações, apresentando um significado global e mundial. Não se restringe aos limites ou a fronteiras nacionais.
O centro da sociedade e da economia não é mas a tecnologia, informação e por fim a