Introdução tecnicas de negociação sistemica
Atualmente a negociação vem sendo muito discutida e tem recebido muito atenção de diversos autores, alguns deles acreditam que a negociação depende de várias teorias, que devem ser aprendidas antes de serem praticadas. É unânime a opinião a respeito da existência de um conjunto de características que formam o perfil do negociador. Há a necessidade de entender quais são essas características, precisa-se concentrar nas ideias, discutir proposições, dar alternativa a outra parte, ter objetividade no resolver dos problemas, apresentar propostas concretas, saber falar e ouvir, colocar-se no lugar do outro, saber separar os relacionamentos pessoais dos interesses, entender e interpretar o comportamento das pessoas.
Toda negociação tem um ou mais objetivos e estes objetivos podem ser categorizados como ideais, realistas e prioritários. Os objetivos ideais são os que poderiam ser concretizados caso o outro lado estivesse de acordo com o que foi pedido. Todas as partes na negociação podem oferecer resistência aos objetivos realistas de umas das partes e através de negociações cansativas e estressantes, procura-se atingir um consenso sobre o que é prioridade de ambos os lados.
A negociação é o uso das informações e do poder com o fim de influenciar as partes envolvidas. A negociação também é um processo de comunicação bilateral com o objetivo de chegar a uma conclusão satisfatória. É um troca de convencimentos onde uma parte tem o objetivo de entender a outra com as mesmas idéias e necessidades.
Veremos então as principais características do conceito de negociação suas variáveis sob um enfoque sistêmico.
A negociação é um processo bilateral que tem por objetivo negociar entre duas pessoas alguma coisa, onde ambas as partes desse processo tem por objetivo satisfazer seus desejos e lucrar independente do que se negocia.
Hoje em dia a negociação esta presente em todos os lugares, na família, no trabalho, na