Conceito de remuneração
Remuneração é o salário (salário-base) acrescido a outros valores recebidos pelo empregado, como comissões, gorjetas, vale-transporte, participação nos lucros, gratificações, entre outros.
O mercado de trabalho atual as pessoas procuram trabalhar em empresas que valorizem o seu desempenho, que reconheçam seus esforços e que as ajudem a crescer e a construir uma carreira junto à empresa em que trabalham. É importante entender que remuneração é mais que um simples pagamento de salário pelos serviços prestados, remuneração envolve gratificações e incentivos ao funcionário. Para manter-se competitiva no mercado, as empresas precisam utilizar métodos diferenciados para recompensar seus funcionários, pois eles são a chave de sucesso para os negócios e sem funcionários motivados é impossível manter-se competitiva no cenário atual.
Tipos de remuneração:
Abono – antecipação salarial, isto é, adiantamento em dinheiro.
Adicional legal – é o acréscimo salarial àqueles que exercem funções mais de risco. Por exemplo, quando o trabalhador estiver exposto a insalubridade, a periculosidade, ao prolongamento da jornada, etc.
Adicionais compulsórios, instituídos por lei como hora extra.
Adicional por hora extra, é um valor pago no mínimo em 50% do salário do trabalhador, inclusive em casos de força maior e integra a remuneração.
Adicional por serviços noturnos, é um valor pago de 20% sobre o salário contratual, calculado sobre os serviços prestados após as 22horas, nos centros urbanos, pago com habitualidade será tomado para cálculo de 13° salário, férias e demais direitos, já que integra a remuneração-base.
Adicional de insalubridade – é devido ao trabalhador que presta serviços em ambiente considerado insalubre, ou seja, ambiente que por sua natureza, expõe o trabalhador a agentes nocivos a saúde, acima dos níveis de tolerância fixados em razão da natureza e da intensidade do agente e do tempo que é exposto a seus efeitos, calculado de acordo com o