Conceito de remuneração
Conceitos de Remuneração Estratégica Os sistemas de remuneração usuais enfocam estruturas salariais baseadas apenas na importância dos cargos dentro dos organogramas das empresas e não levam em conta a contribuição individual dos funcionários para os resultados da empresa.
Novos desenhos de remuneração vêm sendo desenvolvidos para identificar os funcionários que podem contribuir, a curto e médio prazos, para os resultados econômicos e financeiros da empresa e, a longo prazo, para a sustentação do negócio.
São sistemas de remuneração que formulam e aplicam metodologias para identificação de desempenhos diferenciados e potenciais individuais por meio de fatores motivacionais e perspectiva de reconhecimento financeiro. Mantém o foco nos resultados, nas atitudes e nos comportamentos que agregam valor à empresa e na visão estratégica dos negócios.
Remuneração Variável e por Resultados
Este tipo de remuneração costuma estar vinculado, principalmente, a vendas, desenvolvimento de produtos, produção e suporte ao cliente. Também é utilizada em áreas que precisam atingir resultados específicos, como comerciais, produtividade e qualidade. Esta prática procura criar mecanismos de remuneração que estabeleçam a motivação necessária para buscar e atingir resultados esperados.
A remuneração variável e por resultados é utilizada, principalmente, para alinhar executivos e cargos estratégicos da empresa ao seu plano global. O objetivo é alcançar os resultados organizacionais pretendidos a curto, médio e longo prazos.
Os pontos que fazem parte do gerenciamento de resultados de uma remuneração estratégica estão abaixo:
1. Sustentabilidade do negócio
2. Qualidade assegurada
3. Eficiência e eficácia de gestão
4. Objetivos econômicos e financeiros
Um programa bem elaborado tem como princípio fundamental a sustentabilidade do negócio obtida através de indicadores de qualidade assegurada, eficiência e eficácia de gestão e