Conceito de Remuneração
Remuneração é o conjunto de prestações recebidas habitualmente pela prestação de serviços, seja em dinheiro ou em utilidades, provenientes do empregador ou de terceiros, mas decorrentes do contrato de trabalho, de modo a satisfazer as suas necessidades básicas e de sua família. (MÁRTINS, 2004)
Ninguém trabalha de graça. Como parceiro da organização, cada funcionário está interessado em oferecer à mesma, trabalho, dedicação e esforço pessoal unidos aos seus conhecimentos e habilidades, desde que receba uma retribuição adequada. As empresas estão interessadas em investir em recompensas para as pessoas desde que elas possam receber contribuições ao alcance de seus objetivos (CHIAVENATO, 2005).
• Remuneração é o processo que envolve todas as formas de pagamento ou de recompensas dadas aos funcionários e decorrentes do seu emprego (CHIAVENATO, 2005).
• Remuneração é a função de Recursos Humanos que lida com as recompensas que as pessoas recebem em troca do desempenho das tarefas organizacionais (CHIAVENATO, 2005).
• Remuneração inclui retornos financeiros e serviços tangíveis, além de benefícios aos empregados como parte das relações de emprego (CHIAVENATO, 2005).
• Remuneração é o pacote de recompensas quantificáveis que um empregado recebe pelo seu trabalho. Remuneração básica, incentivos salariais e remuneração indireta/benefícios (CHIAVENATO, 2005).
Como parceiro da organização, cada funcionário está interessado em investir com trabalho, dedicação e esforço pessoal, com os seus conhecimentos e habilidades desde que receba uma retribuição adequada. As organizações estão interessadas em investir em recompensas para as pessoas desde que delas possam receber retribuições ao alcance de seus objetivos. Daí decorre o conceito de remuneração total (CHIAVENATO, 2005).
A remuneração é um assunto complicado, pois depende de inúmeros fatores. Há uma variedade de políticas e procedimentos de remuneração. A construção do plano de remuneração