Conceito de qualidade
O conceito de qualidade tem mudado ao longo do século XX devido a saturação de produtos do mercado, competitividade entre as empresas e a globalização econômica. O mercado tem passado a ser regido pelos clientes, ao invés daqueles que o produzem, provocando mudanças no conceito da qualidade.
Ao consultar qualidade no dicionário, o termo é originado da palavra em latim qualitate,que significa:
“1.Propriedade, atributo ou condição das coisas ou das pessoas capaz de distingui-las das outras e de lhes determinar a natureza;2.Numa escala de valores, qualidade( da definição 1)que permite avaliar, consequentemente, aprovar, aceitar ou recusar qualquer coisa;3.Disposição moral ou intelectual das pessoas;4.Dote, dom, virtude;5.Condição, posição,função;6.Espécie,casta,laia;7.Filosofia-uma das categorias fundamentais do pensamento: maneira de ser que afirma ou nega alguma coisa.8.Filosofia-aspecto sensível, o que não pode serem medido, das coisas.
Segundo Paulo Augusto não existe um termo único para expressar o significado da qualidade, ou seja, um sinônimo; existe sim um conjunto de atributos, propriedades ou características relacionadas a um produto.
Nos últimos anos vários autores tem definido o que significa qualidade.
A qualidade segundo Juran consiste nas características do produto qu vão ao encontro das necessidades dos clientes e, dessa forma, proporcionam a satisfação em relação ao produto.
Para Deming a qualidade é a perseguição às necessidades dos clientes e homogeneidade dos resultados do processo. A qualidade deve visar às necessidades do usuário, presentes e futuras.
Já para Feigenbaum qualidade é a combinação das características de produtos e serviços referentes a marketing, engenharia, fabricação e manutenção, através das quais o produto ou serviço em uso, corresponderão às expectativas do cliente.