Conceito de Qualidade
A normatização é definida por um conjunto de normas que tem por finalidade regular atividades que podem ser subdividido entre produto, serviço ou processo. Essas por sua vez estabelecem a padronização beneficiando empresas e comunidade.
As normas técnicas uma vez implantadas geram uma série de benefícios para consumidores e prestadores de serviço como, economia, comunicação, segurança, simplificação, proteção ao consumidor e eliminação de barreiras técnicas e comerciais. 2.0 Documento da Qualidade
São procedimentos, instruções de trabalho, métodos de teste, normas, especificações de produto e de materiais, desenhos, dentre outros, que compõem o Sistema de Qualidade da empresa. Normalmente, os documentos da qualidade possuem controle de revisão e podem estar em qualquer meio como papel, eletrônico, fotografia, amostra padrão, etc.
3.0 Documento Normativo
É um documento que estabelece regras, diretrizes ou características para atividades ou seus resultados. Documento normativo é um termo genérico que engloba documentos como normas, especificações técnicas, códigos de prática e regulamentos.
4.0 Especificação de Produto e Serviço
A especificação de produto e serviço só é obtida em sua forma final depois de se trilhar algumas etapas, e são elas:
4.1 Geração do Conceito - Essa etapa inicia-se com ideias oriundas de fontes externas e internas à organização, como dos consumidores, sugestões dos clientes e pesquisa de mercado, das ações dos concorrentes, dos funcionários e ideias da pesquisa e desenvolvimento. Essas ideias são transformadas no conceito a ser explorado nos passos seguintes.
4.2 Triagem - O conceito precisa ser aceito por toda a organização, sendo de essencial importância que ele passe por uma seleção (triagem) segundo os critérios de viabilidade, aceitabilidade e vulnerabilidade em cada uma das funções envolvidas, principalmente produção, marketing e finanças.
4.3 Projeto Preliminar - Após a seleção do