Conceito de negociação
Negociar é um processo que acontece desde os primórdios com as primeiras citações na Bíblia Sagrada que relata a negociação de dois irmãos gêmeos, Esaú e Jacó. Conta-se que Esaú, o irmão mais velho, ao chegar em casa viu seu irmão mais novo, Jacó, preparando um ensopado, e pediu-lhe um prato do alimento, Jacó por sua vez concordou em servir-lhe desde que seu irmão renunciasse o direito de ser o mais velho (Bíblia Sagrada, Gênesis cap.25, versículos 29 a 34). Portanto chegamos a conclusão que a todo tempo estamos negociando, nas mais adversas situações e nas coisas mais simples que fazemos em nosso dia-a-dia.
A palavra negociação tem as mais variadas definições, porém num contexto geral, com diferentes palavras todos os autores chegam a um consenso: Negociação é algo simples que realizamos diariamente das formas mais variadas e algo essencial no mundo dos negócios. Cada vez mais profissionais se profissionalizam na área que é crescente e que ainda não é considerada madura se comparada com outros países como os Estados Unidos da América, Japão, Alemanha, Reino Unido e alguns outros países do G8 que são considerados como países de primeiro mundo devido a sua forte industrialização e a econômica crescente.
A ‘’arte’’ de negociar no mundo dos negócios é por especialistas na área econômica como um dos três grandes dos diferenciais competitivos do século XXI, acompanhado da capacidade de influenciar e o relacionamento.
Desenvolvimento
Negociação é um conceito a que foi atribuído várias definições ao passar dos tempos, dentre elas pode-se citar algumas como a de Hodgson (1996, apud MARTINELLI, 2012) que descreve como ‘’uma atividade que envolve um elemento de negócio ou barganha, que permite que ambas as partes alcancem um resultado satisfatório’’. Para os escritores Scare e Martinelli (2001, apud MARTINELLI, 2012, p.21) Negociação é definida como ‘’um conceito em contínua formação, que está amplamente relacionado a satisfação de ambos os