Resenha a metamorfose
Considerado um dos maiores escritores da literatura ficcionista, Franz Kafka, é também autor da obra A metamorfose, que apresenta Gregório Samsa um caixeiro viajante que com seu trabalho árduo e exaustivo sustenta a família e sofre com a cobrança de seu gerente.
A obra, de um jeito sútil demonstra as transformações de Gregório, nos confundindo se o que ele sente assim quando acorda, é doença ou é a metamorfose. Gregório se sente assustado por não saber a reação da família e de seu gerente que o espera na sala por não ter aparecido no trabalho, porque, há inúmeras pernas, um casco grosso e há falta habilidade para se locomover. Após a revelação da metamorfose, o gerente se espanta e vai embora apavorado, e a família se espanta com a transformação. De inicio o caixeiro tem a ajuda de sua irmã, Grete, que se preocupa em alimenta-lo e deixar um ambiente agradável para o deixar confortável, pois acredita que ele ainda possa voltar a sua forma humana.
E passam dias, semanas, e Gregório ainda possui forma de inseto, e a família começa a procurar meios de se sustentar. Grete, começa a trabalhar e a família põe um quarto para servir de pensão e para dar auxilio financeiro.
Gregório, passa a ser um problema na família por ser algo inútil que não traz beneficio nenhum. Com o tempo ele vai sendo esquecido, chega a ficar dias ou semanas sem comer ou ver alguém, ninguém se importa mais com o inseto que agora esta trancado no quarto e esta sendo desprezado pela família.
Um dia, quando a empregada vai limpar o quarto de Gregório, percebe que ele esta morto por não mostrar reação alguma ao bater nele com a vassoura em seu casco, tornando sua morte um alivio para a família.
A obra de Kafka, indiretamente nos mostra como geralmente somos usados e só temos valor quando trazemos benefícios para os que nos cercam, quando os valores acabam o valor próprio desaparece da mesma forma, tornando aquilo que já foi de grande importância ser abandonado assim como