Resenha: a metamorfose
ÁREA DE CIÊNCIAS JURÍDICAS
CURSO DE DIREITO
COMPONENTE CURRICULAR: METOLOGIA DA PESQUISA JURÍDICA
PROFESSOR/A: Neli Bastezini Kronbauer
A METAMORFOSE
Jessica Paloma Neckel Luz
Bibliografia: KAFKA, Franz. A Metamorfose. Porto Alegre: L&PM, 2001.
Biografia: Franz Kafka nasceu na cidade de Praga, na República Checa em três de julho de 1883 e morreu em três de junho de 1924. De família judaica Kafka escrevia em língua alemã. A grande maioria dos seus textos foram publicados após sua morte e alguns ainda incompletos. Kafka foi um dos escritores que mais influenciaram na literatura ocidental.
As obras de Kafka fazem relação principalmente com a condição humana, tem um olhar direcionado para justiça e a fragilidade humana diante dos problemas do dia a dia. Suas principais obras foram escritas entre 1913 e 1921, sendo elas: A Metamorfose, O Processo, O Castelo, O Foguista, A Sentença e O Artista da Fome. O livro trata-se da súbita transformação de Gregório Samsa em um inseto monstruoso que, até o final da historia não, foi possível decifrar precisamente de que inseto se trata. Samsa é transformado em inseto após uma noite conturbada de sono. Ao acordar se depara com várias pernas e uma crosta dura, seu corpo estava deformado. Sua nova condição física prejudicava a locomoção, o equilíbrio e a própria convivência com a sociedade. Samsa havia se tornado um ser totalmente fora dos padrões.
Samsa era um caixeiro viajante e era o responsável por trazer o sustento pra dentro de casa. O dia que se transformou não pode ir trabalhar, nunca tinha faltado no emprego e sabia que seu patrão iria lhe procurar. O livro destaca com uma riqueza enorme de detalhes a maratona que o Samsa teve que fazer para conseguir sair da cama. O supervisor de Samsa foi pedir explicações, todos queriam que Samsa abrisse a porta, mas ele não podia fazer isso, sentia vergonha da sua forma, cuja causaria constrangimento e