conceito de Familia
* Família é todo conjunto de pessoas unidas por interações sociais com certo grau de coesão entre seus membros, com graus de parentesco artificiais ou concretos, declarados ou ocultos, com ou sem ligação genética.
*Família no sentido amplíssimo seria aquela em que indivíduos estão ligados pelo vínculo da consanguinidade ou da afinidade.
Família: Formação
A formação de família mudou. A formação tradicional - pai, mãe e filhos - divide lugar com outros grupos que vivem sob o mesmo teto. A principal constatação é que a formação clássica já não é dominante e a família não é mais determinada apenas por laços consanguíneos.
Funções da família.
As funções básicas, também chamadas de fundamentais, são encontradas em todos os grupos humanos, sendo elas:
1. Sexual.
Atende as necessidades sexuais permitidas por meio da institucionalização da união ou casamento.
2. Reprodução.
Visa perpetuar a espécie, mesmo em sociedades onde há liberdade sexual, a procriação é regulada com normas e sanções que legitimam a família.
3. Econômica.
Assegura o sustento e proteção do grupo, conduzindo a divisão de tarefas e a estratificação, com status diferenciados entre os membros.
4. Educacional.
O grupo, através da coesão, arca com a responsabilidade de transferir os conhecimentos acumulados pela humanidade de geração em geração, criando condições para que exista uma cooperação entre os membros.
O que torna, teoricamente, a vida em sociedade possível.
Portanto, as funções básicas da família podem ser desempenhadas de várias maneiras, dentro dos mais diversos sistemas culturais, moldando as personalidades individuais.
Como agente educador, a família pode combinar duas funções especificas:
1. Socializadora.
Na medida em que transmite a herança cultural e social durante os primeiros anos de vida (linguagem, usos, costumes, valores e crenças), a família é peça essencial no processo de endoculturação, preparando a criança para o ingresso na sociedade.
2. Social.
Proporciona a