conceito de familia
Muitos autores se corroboram a respeito do conceito de família, de modo geral a família seria conceituada como um grupo social com laços de parentesco ou descendência quem vivem em cooperação mútua, entretanto esse conceito não engloba todos os tipos de famílias, como por exemplo, famílias onde os membros não são parentes, ou quando os cônjuges não vivem juntos.
Como já foi dito os grupos familiares variam de acordo com cada tipo de sociedade, tempo e espaço, esses grupos podem ser: elementar, extensa, composta, conjugada-fraterna e fantasma.
A família elementar, também conhecida como nuclear ou natal-conjugal, é uma unidade primaria formada pelo homem, a mulher e filhos que residem na mesma casa com união reconhecida pela sociedade. Quando os pais não são casados a relação é chamada de concubinato, esse tipo de família possui a característica de ser muito efêmera, já que quando os filhos crescerem ou os pais morrerem o grupo família diminui ou desaparece.
Já a família extensa é um grupo composto de duas ou mais famílias nucleares, ligados por laços consanguíneos pela linha masculina ou feminina ou por duas ou mais gerações sendo assim, bem diferente da família composta que se caracteriza por ser uma unidade com três ou mais cônjuges. Quando em sociedades monogâmicas esse grupo se forma por relações de adoção, por exemplo, num segundo casamento de um dos