conceito central de gestão publica
Introdução: Organização é uma entidade constituída de pessoas e objetos com um objetivo. Ela pode ser lucrativa ou não lucrativa.
Empresa é uma organização lucrativa. A palavra organização também tem outro significado. É aquele que você já sabe: organizar no sentido de arrumar, colocar em ordem etc. Dessa forma, organização será vista nesta trabalho como uma função administrativa.
1. Estrutura Organizacional
Definição: “Estrutura organizacional é o instrumento administrativo resultante da identificação, análise, ordenação e agrupamento das atividades e dos recursos das empresas, incluindo o estabelecimento dos níveis de alçada e dos processos decisórios, visando ao alcance dos objetivos estabelecidos pelos planejamentos das empresas”. (OLIVEIRA, 2006)
Definição: “A estrutura organizacional caracteriza-se por uma cadeia de comando, ou seja, por uma linha de autoridade que interliga as posições da organização e especifica quem se subordina a quem” .(Segundo F
Referências: CHIAVENATO, I. Administração de Empresas: uma abordagem contingencial. 2. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 1987. Arquivos UNAMA. BR
Vamos destrinchar essa definição. As atividades da empresa devem estar bem identificadas, isto é, deve-se saber, exatamente, o que fazer e na ordem certa, primeiro uma e depois outra. Os recursos também devem estar conforme as atividades, por exemplo, uma máquina deve estar no lugar certo e as pessoas devem estar no lugar das atividades que elas sabem executar. Estabelecer os níveis de alçada e dos processos decisórios significa que a as pessoas só podem mandar ou agir dentro dos seus limites e as decisões só podem ser tomadas dentro do seu campo de ação. Uma empresa estabelece seus objetivos e, para que eles sejam alcançados, é necessário um planejamento. As atividades da empresa devem seguir o planejamento estabelecido. Se não for desta forma, tudo vira uma grande confusão.
A Estrutura Organizacional pode ser de dois tipos: formal e