comunicação na enfermagem
Não se pode pensar na ação de enfermagem sem mencionar a importância do processo comunicativo a ela relacionado, um processo que contribuirá para o bem estar e a recuperação do cliente/paciente. Além de tudo, a comunicação pode evitar conflitos ou dúvidas principalmente devido aos procedimentos realizados. Com base nesses fundamentos, entende-se que a comunicação é um fator extremamente importante.
OBJETIVOS
Identificar a percepção de profissionais de enfermagem sobre o que é comunicação efetiva durante o cuidado com o paciente. Ressaltar a importância sobre o processo de comunicação efetivo entre os profissionais de enfermagem e seus pacientes.
DESENVOLVIMENTO
Um cliente pode se curar com tratamentos medicamentosos e cuidados integrais, mas a comunicação é essencial neste processo. “A comunicação é parte do tratamento do paciente e ficar conversando com ele muitas vezes é o próprio remédio.”
O profissional de enfermagem deve identificar a cultura do cliente para saber como lhe dar com ele, pois o entendimento deste só será possível através do mesmo tipo de linguagem. “E a comunicação com os enfermos deve ser de acordo com a sua idade e o tipo de educação, pois não se deve falar com uma criança como se ela fosse um adulto ou adolescente e vice versas. O enfermeiro deve saber a forma hospitalar e popular de se comunicar”. A comunicação só será benéfica quando o receptor tiver entendimento do que o transmissor lhe traz. Omitir fatos não ajuda o problema do cliente a ser resolvido, muito pelo contrário, pois ele deve ser orientado corretamente dependendo do tipo de sua patologia e as suas restrições, estando preparado frente ao problema para poder cuidar-se e melhorar seu quadro clínico. “Conclui-se que pacientes crianças, adolescentes ou adultos independente de qual for sua doença, terá grande melhoras quando a enfermeira sem ocultar nada, tenha para com ele uma comunicação”.
Além de tudo, a comunicação pode evitar conflitos ou dúvidas