Comunicação em enfermagem
Ao se pensar na em enfermagem mencionar é de suma importância o processo comunicativo a ela relacionado. Um cliente pode obter a curar tratando-se com medicamentos e cuidados de enfermagem, mas a comunicação é processo essencia.
O tratamento do paciente inicia-se com a comunicação e ficar conversando com ele muitas vezes é o próprio remédio. Assim, o profissional de enfermagem deve identificar a cultura do cliente para saber como lhe dar com ele, pois o entendimento deste só será possível através do mesmo tipo de linguagem, dessa forma, a comunicação com os enfermos deve ser de acordo com a sua idade, nível cultural, escolaridade, região em que mora, etc.
O profissional de saúde deve saber a forma hospitalar e popular de se comunicar, pois comunicação só será benéfica quando o receptor, ou seja, paciente/cliente, tiver entendimento do que o transmissor lhe traz. O profissional equivoca-se ao pensar que está ajudando um paciente omitindo fatos relacionados ao problema a ser resolvido, muito pelo contrário, pois ele deve ser orientado corretamente do do tipo de sua patologia e as suas restrições, estando preparado frente ao problema para poder cuidar-se e melhorar seu quadro clínico.
Assim, pacientes adultos, adolescentes ou crianças, independente de qual for sua doença, terão grande melhoras quando a equipe de saúde, sem ocultar nada, tenha para com ele uma comunicação adequada. Além de tudo, a comunicação pode evitar conflitos ou dúvidas, referente aos procedimentos realizados. Assim, a comunicação adequada é aquela que tenta diminuir conflitos, mal-entendidos e atinge objetivos definidos, para a solução de problemas detectados na interação dos pacientes, buscando orientá-los para tranqüilizá-los.
Estudos mostram que o número de profissionais de saúde no mercado de trabalho não significa a excelência em qualidade na área, ela pode significar uma opção a mais no mercado sem a dedicação necessária por amor à