comunicação na enfermagem
A comunicação verbal e até mesmo não verbal é muito importante, principalmente pelo efeito que pode causar no receptor. No nosso caso, como futuros enfermeiros (as) temos que nos preocupar e treinar bastante a forma com que nos comunicamos com o próximo, é essencial para nossa profissão saber de algumas técnicas para uma boa conversa com o paciente, deixando-o o mais à vontade possível:
Saber ouvir é um dos pontos mais importantes durante uma comunicação verbal, é preciso ficar em silêncio, ouvir e só depois falar. O paciente tem que se sentir especial.
Em um diálogo é preciso demonstrar interesse e atenção, concordar com o que acha certo e não concordar também, balançar a cabeça, fazer perguntas, claro, sem interromper a pessoa que está conversando, é necessário o intuito de querer estimular a conversa.
É nosso dever também, ajudar o paciente a desenvolver seu raciocínio, fazendo perguntas sobre acontecimentos antigos, o fazer repetir algumas conversas já feitas, fazer alguns jogos com ele, até mesmo ensinar músicas e coisas parecidas. O hospital não deve ser um lugar triste, com pessoas estressadas e mal humoradas. A paciência e carinho com o paciente têm que existir em todo o momento.
A situação fica mais delicada quando o paciente desenvolve ou sofre alguma deformação na fala, onde temos que ter ainda mais paciência e cuidado, pela sensibilidade que ele adotar e por não saber se comunicar de outra forma. Apesar da dificuldade, nos dias atuais a tecnologia é bem avançada e facilita a comunicação.
Dicas para ser convincente verbalmente
Como na enfermagem lidamos com pessoas enfermas, que precisam de um diagnóstico, que precisam ser informadas algumas vezes de notícias ruins, é muito importante sermos convincentes no que passamos a eles. Ser claros, e firmes, saber como contar casos de alguns pacientes que já passaram pelo mesmo e que fazendo o tratamento de maneira certa se curou. A forma que