comunicação na enfermagem
A comunicação entre enfermeiros e pacientes é de grande importância facilitando e auxiliando no processo mais rápido de cura, mostrando para o paciente uma comunicação que o fará compreender melhor seus problemas. (SIGAUD, 1996)
Enfermeiros com grande habilidade de comunicação, se interagem melhor com os pacientes fazendo com que até mesmo sua estadia no período de adoecimento no hospital não seja tão ruim. (FIGUEIREDO, 2003)
E a comunicação com os enfermos deve ser de acordo com a sua idade e o tipo de educação, pois não se deve falar com uma criança como se ela fosse um adulto ou adolescente e vice versas esses casos. O enfermeiro deve saber a forma hospitalar e popular de se comunicar. (WONG, 1997)
Conclui-se que pacientes crianças, adolescentes ou adultos independente de qual for sua doença, terá grande melhoras quando a enfermeira sem ocultar nada, tenha para com ele uma comunicação adequada.
A comunicação é um meio que permite ao enfermeiro tornar-se mais sensível e consciente do potencial de cada pessoa e da relação dinâmica que esta estabelece com o ambiente.
Trabalho em equipe
Hoje a relação do enfermeiro, do técnico e do auxiliar não é somente com o médico. Ele trabalha com fisioterapeuta, com terapeuta ocupacional, com nutricionista. Então realmente ele tem de saber melhorar o seu relacionamento interpessoal. Ele vai trabalhar com vários profissionais diferentes, todos com um único objetivo: a melhor assistência e a melhor qualidade a esse cliente, que era chamado de paciente.
Não se pode pensar na ação de enfermagem sem mencionar a importância do processo comunicativo a ela relacionado.Um cliente pode se curar