microscopia
Campus Bagé
Ciência dos Materiais
Técnica de Microscopia para Análise de materiais
Nome: Daniella de Souza
Novembro, 2012
1) Fundamentação Teórica sobre microscopia para caracterização de materiais
A caracterização e análise da microestrutura de um material, está diretamente relacionada com as suas propriedades. É crescente o interesse de profissionais por essa área, pois, de acordo com a utilização a que ele será submetido, a sua caracterização poderá fornecer a avaliação de propriedades elétricas, mecânicas, magnéticas, óticas, químicas, eletrônicas, entre outras. Sendo assim, será possível saber no tempo de “vida útil”, quais as possíveis falhas e degradações que podem ocorrer no material. Por isso, na escolha de um material, é necessário que se faça uma seleção adequada baseada em seu desempenho.
Para a obtenção de uma caracterização aceitável, é preciso a determinação do tamanho, da estrutura cristalina, a quantidade, a composição química, a forma e a distribuição de fases.
Estão presentes nas microestruturas condições de características diferenciadas e com isso, se faz necessário um número relativamente grande de técnicas complementares para a sua caracterização.
Para fazer a caracterização dos materiais, utiliza microscópios. Ele pode ser desde o mais simples que possui uma lente de aumento, onde é possível observar uma estrutura com diversas vezes de aumento. Ou os microscópios “compostos” que são mais poderosos, pois permitem observações com aumentos que podem chegar a 2000x. Geralmente nas universidades, um dos tipos mais comuns são os microscópios óticos, eles possuem dois conjuntos de lentes de vidro ou de cristal, e fornecem ampliações de 100 a 1000 vezes. Através do objeto em observação, a luz projetada atravessa as lentes da objetiva e chega ao olho do observador. Então utiliza um micrômetro e um macrômetro para focalizar o objeto e o charriot para