Comunicação Interna
A Comunicação Interna é a forma de interação verbal e não verbal que engloba todas as práticas e processos comunicativos de uma organização com o seu público interno. Quando estabelecida de forma correta pode trazer resultados positivos na área administrativa, mercadológica e econômica, conseguindo tornar o ambiente de trabalho mais harmonioso e agradável para todos que compõem a empresa.
Para ser efetiva, é preciso que a comunicação seja clara, objetiva e organizada, para evitar o surgimento de suposições e comentários errôneos, deixando os funcionários seguros e motivados, e mantendo uma imagem que transmite confiabilidade. Não deixar brechas que possam gerar desentendimentos ou boatos também é necessário para que a comunicação seja efetiva, que segundo Kapferer (1993), boatos pode ser definido como uma informação que traz elementos novos sobre uma pessoa ou um acontecimento ligado à atualidade. É preciso que a empresa analise antecipadamente as possibilidades de ruídos em todos os meios de comunicação.
Toda empresa deve estar sintonizada com o mundo à sua volta e o funcionário deve, por sua vez, estar sintonizado com a sua empresa e com o mundo. Sendo assim, a principal ferramenta de informação é a comunicação. Para que este ciclo de comunicação aconteça de fato é preciso fazer circular as informações.
Existem vários recursos que as organizações podem utilizar para fazer circular as informações, entre eles estão a criação de uma intranet única, utilização de jornal mural e interno, e realização de pesquisas de satisfação.
A comunicação interna é importante para uma organização, pois em primeiro lugar, o funcionário sabendo o que seu trabalho representa no todo da organização o desempenhará com mais eficiência, em segundo lugar, investir na comunicação interna é investir no clima organizacional e no marketing, e por último, a comunicação interna torna-se uma ferramenta imprescindível para a obtenção de resultados.
Por isso, o