COMUNICAÇÃO INTERNA
ALICE DE OLIVEIRA SOUZA
BARBARA ESTHEFANI CUSTÓDIO
JANSEN FERREIRA DA SILVA
KAREN LIMA DA CRUZ
TATIANE ANAHI SANTOS NUNEZ
COMUNICAÇÃO INTERNA
ARAUCÁRIA
2015
ALICE DE OLIVEIRA SOUZA
BARBARA ESTHEFANI CUSTÓDIO
JANSEN FERREIRA DA SILVA
KAREN LIMA DA CRUZ
TATIANE ANAHI SANTOS NUNEZ
COMUNICAÇÃO INTERNA
A comunicação interna está cada vez mais consolidada, e as organizações estão mais receptivas para o tema colocam-se com destaque em pesquisas que indicam os melhores climas organizacionais.
Orientador: Fernando Ribeiro
Araucária
2015
RESUMO
A comunicação interna é um instrumento primordial para as organizações no que se refere à aquisição de excelentes resultados como o aumento de produtividade e ganho financeiro. Porém, quando há disfunções ou dificuldade na comunicação interna, gera prejuizos que podem levar a organização ao descrédito, ou até mesmo ao fracasso. A comunicação quando mal feita ou feita de forma insatisfatória gera ruído, insegurança, desmotivação e falta de comprometimento dos clientes internos.
SUMÁRIO
1. CONCEITO DE COMUNICAÇÃO INTERNA 1
2. A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO INTERNA 4
2.1 CONCEITO 5
2.2 TEMAS 5
2.3 RESPONSÁVEIS 5
2.4 CANAL DE COMUNICAÇÃO 5
2.5 PEQUENAS EMPRESAS 5
3. DOCUMENTOS COMERCIAIS 4
3.1 ATA 5
3.2 CERTIDÃO 5
3.3 CIRCULAR 5
3.5 5
3.6 5
3.7 5
Digite o título do capítulo (nível 1) 4
1 CONCEITO DE COMUNICAÇÃO INTERNA
Compreende-se por Comunicação Interna o esforço de comunicação desenvolvido por uma empresa, para compor canais que viabilizem o relacionamento, ágil e transparente, da direção com o público interno. Seu maior objetivo é fazer as informações fluírem por todos os departamentos da empresa, com a finalidade de todos falarem a mesma “língua” com os diversos públicos envolvidos no negócio. Assim como a comunicação para o mercado, a comunicação com o público interno também deve fazer parte do planejamento da