Computação pervasiva
Dispositivos operam a distância: o usuário não precisa estar fisicamente próximo a eles. - Tipo de tecnologia como Wi-Fi e Bluetooth, onde basta que o usuário esteja em rede (interligado) para usufruir de um determinado serviço.
Interfaces Hands-Free (sem as mãos): reconhecimento de voz, liveboards (uma tela sensível ao toque e que grava os dados escritos através de uma caneta eletrônica), e outras interfaces, que juntas permitem que o usuário interaja mesmo fisicamente distante dos dispositivos.
Consciência de Contexto: sensores que detectam o que está acontecendo e o que as pessoas estão fazendo no ambiente de forma geral. Informação representada de algum modo e disponibilizada para consulta por aplicativos, que têm uma ideia do o que está acontecendo ao redor do usuário. - Refere-se à capacidade de um sistema computacional perceber características do meio ambiente que sejam de seu interesse. Tomam decisões de acordo com mudanças no seu próprio ambiente. Tais sistemas reagem a ações executadas por outras entidades, podendo essas ser: pessoas, objetos ou até mesmo outros sistemas, que modifiquem o ambiente.
Ambiente Inteligente: comportamentos automáticos ativados por determinados acontecimentos, sem nenhuma instrução explícita do usuário - Computação Invisível. -É o conjunto de tecnologias que, trabalhando de maneira integrada, permite o entendimento automático de certas situações, ativando instruções ou respondendo comandos pré-programados, mesmo sem instruções explícitas do usuário. Podemos exemplificar um Ambiente Inteligente quando computadores podem identificar a presença humana, desligando luzes e dispositivos na ausência dos mesmos, ou ativando o aquecedor ou ar-condicionado na temperatura ideal para cada usuário. Se estas atividades acontecem sem a intervenção do usuário, podemos chamá-la também de Computação Invisível.