computação pervasiva e nas nuvens
E o conceito que define computação de forma imperceptível ou seja o uso de recursos computacionais de forma embarcada não visível ao usuário mas presente. Segundo Regina Araújo, nesse conceito os computadores tem a capacidade de obter informações do ambiente no qual está embarcado e utiliza-las para dinamicamente construir modelos computacionais ou seja, controlar, configurar a aplicação para melhor atender a necessidade dos usuários.
O conceito também traz a ideia de esses computadores embarcados também seja capaz de reconhecer outros dispositivos que venha a fazer parte dele e interagir trocando informações gerando assim computação inteligente no ambiente no qual estão inseridos.
Um bom exemplo da aplicação o conceito são as casas inteligentes que utilizam sensores e computadores embarcados que controlam recursos como iluminação, som e vídeo e monitoram ambientes.
Computação Nas Nuvens
Quando se fala em computação nas nuvens, fala-se na possibilidade de acessar arquivos e executar diferentes tarefas pela internet. Uma vez devidamente conectado ao serviço online, é possível desfrutar suas ferramentas e salvar todo o trabalho que for feito para acessá-lo depois de qualquer lugar — é justamente por isso que o seu computador estará nas nuvens, pois você poderá acessar os aplicativos a partir de qualquer computador que tenha acesso à internet.
Um exemplo perfeito de computação em nuvens são os serviços de sincronização de arquivos, como o Dropbox, que é um dos serviços mais eficientes nesse sentido. vantagens e desvantagens
Como você pode ver, as vantagens proporcionadas pela computação em nuvens são muitas. Uma delas — talvez a mais impactante para a maior parte das pessoas — é a não necessidade de ter uma máquina potente, uma vez que tudo é executado em servidores remotos.
O armazenamento nas nuvens também gera desconfiança, principalmente no que se refere à segurança. Afinal, a proposta é manter informações importantes em um