Computação Pervasiva
RA:3226039100
Trabalho sobre Computação Pervasiva
Prof°: Fabio Rener de Freitas o apresentado ao curso de Sistema de Informação da Anhanguera Educacional Guarulhos requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Sistema de Informação. r: Prof. Esp. Paulo Sergio Padua de Lacerda.
GUARULHOS
2015
Computação Pervasiva
A ideia básica da computação Pervasiva é que a computação move-se para fora das estações de trabalho e computadores pessoais e torna-se pervasiva na nossa vida quotidiana aonde quer que estejamos, a idéia de que os computadores estarão em todos os lugares e em todos os momentos auxiliando o ser humano sem que ele tenha consciência disso. Isto quer dizer que tais equipamentos se tornarão imperceptíveis não pelo seu tamanho, mas devido a sua capacidade de processar tais informações sem a intervenção de seu usuário e sim de acordo com o ambiente.
Esta nova visão é obtida graças à área de Sistemas de Informação Distribuídos (SID) que é bem maior do que podemos imaginar. Esta informação não possui limites físicos nem temporais, parecendo imperceptível e disponível quando necessário ou em qualquer momento trazendo maior qualidade e comodidade a seus usuários. Entendendo melhor, computação ubíqua é a união da Computação Pervasiva com a Computação Móvel.(BORGES,2003).
Computação ubíqua apesar de não ser um assunto atual, é uma área que sempre tem o que evoluir, porque o homem está sempre em busca de maior mobilidade e comodidade, buscando em cima da tecnologia maneiras de facilitar suas tarefas.
A Computação pervasiva neste contexto não significa um computador que possa ser transportado para a praia, campo ou aeroporto. Para entender a Computação pervasiva é necessário ter em mente alguns conceitos.
Segundo Rodrigues (2008), o termo Computação pervasiva foi definido pela primeira vez pelo cientista chefe do centro de Pesquisa Xerox PARC, Sr. Mark Weiser , através de seu artigo “O Computador do Século 21” (The